Pornô pra sessão da tarde | Cinquenta Tons de Cinza

Que fique claro que as críticas deste texto são todas para o FILME Cinquenta Tons de Cinza, desprendido do livro, já que segundo a maioria o livro é bem superior, o que não me surpreende.

A febre já passou, mas o blog não poderia deixar passar em branco os vários tons cinematográficos da obra de E. L. James, que tanto deu o que falar entre as mulheres que acabou ganhando versão para o cinema em 2015.

untitled

Anastasia Steele (Dakota Johnson) tem 21 anos e está em processo de se formar em literatura e, substituindo a amiga em uma entrevista acadêmica com um dos maiores prodígios empresariais do momento, a romântica recatada conhece o galã, Christian Grey (Jamie Dornan). Christian, ou Sr. Grey – como prefere -, é um homem muito misterioso e dono de um império não dimensionável, apesar de muito jovem. Conhecido por não possuir sentimentos, o jovem sensual passa a ter interesse sob a virgem delicada, Ana. Desta forma, Ana e Grey começam uma aventura sexual onde, para arrematar o coração do jovem empresário, Anastácia deverá assinar um termo de complacência com as condições sexuais de Grey. Porém esses termos estão longe de serem convencionais, um sadista não assumido publicamente, Grey tem o desejo por mulheres submissas que aceitem dor na hora do prazer sexual. Entre sua paixão e sua moral, Ana fica em uma corda bamba tendo de se decidir por onde seguir.

50-7

– Você gostou do filme, Guilherme?

tumblr_inline_mzk1nwdVfa1qj3ir1

– Não.

Vamos aos fatos:

É inegável a superprodução empenhada no filme, porém o filme é um grande pacote feito para passar na sessão da tarde para maiores de 18. O texto é fraquíssimo, não tem história – Cinquenta Tons de Cinza vem contar a história de uma virgem interessada sexualmente por um milionário sádico, FIM! Não tem história de amor, não há uma batalha interna ou externa sobre valores e morais, não há um assunto a ser discutido, levantado ou criticado. 50 Tons realmente é um filme puramente comercial, sem qualquer preocupação em trazer ao cenário da vida algum adicional.

filme-50-tons-de-cinza-620x400

Sem grandes atuações para levantar, o filme se ocupa maior parte do tempo em mostrar o quanto Christian Grey é rico, enquanto que o erotismo ou romantismo é deixado de lado. Não se preocupa com o sexo, o desejo, com a sede de posse quase incontrolável de Grey, ou a necessidade de domínio quase doentio. Eles não exploram os personagens, apenas querem mostrar ostentação. Por sua vez, o sadismo de Grey é questionável, quem já pesquisou/conhece/gosta de sadomasoquismo tem Grey como uma personagem que não passa de um riquinho tentando criar moda, brincando de sexo.

cena-do-filme-cinquenta-tons-de-cinza-1410183328847_956x500

A fotografia do filme é bonita, mas acredito que não se aplica à história: há muitas cores e elas vibram muito para um filme que traz a ideia de “tons de cinza“. A trilha foi um grande gatilho à publicidade do longa, porém deixa a desejar na prática, as músicas são bem popzão e tendem a agradar mais o público que gosta dessas músicas de TOP 10 da rádio do que de ornar com o próprio filme – a única música que realmente se encaixou na trama é a versão nova de Crazy in Love – Beyoncé.

Em geral, o filme Cinquenta Tons de Cinza mostra que veio para substituir a ausência de Crepúsculo, nas telas dos cinemas, em formato um pouco mais explícito (me recuso a usar “adulto”). Inclusive na história pincelada: Garota sem muitos atrativos, classe baixa, que se encanta pelo charmozão, perfeito e rico que por algum motivo fora do nosso compreendimento se interessa pela sem sal e passam a viver um “romance“. Tem até o amigo rejeitado, a amiga mais louca e a família educada do senhor perfeito.

fifty-shades-grey

Por fim, Cinquenta Tons de Cinza recebe de mim duas xícaras de avaliação, completadas por decepção. Lembrando que de nada tem haver com o livro, já que nem li – por falta de interesse mesmo. Obrigado.

Xícara de avaliação DUAS

http://www.youtube.com/watch?v=G9dtQXqPFuE

Um café e uma pipoca, por favor.
Guilherme Morais

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/guilherme.morais.564
TWITTER:  https://twitter.com/umcafeparadois
INSTAGRAMhttps://instagram.com/mr.gmorais/

foto padrão GUILHERME 3

Anúncios