Indomável Sonhadora, um poema sobre a miséria em formato de filme

Encantador. É a palavra a se resumir o filme de 2012 que movimentou multidões ao cinema e rendeu quatro indicações ao Oscar de 2013, incluindo melhor filme e melhor atriz trazendo a atriz mais jovem a ser indicada para tal categoria, com Quvenzhané Wallis representando a honra.

Poster Indomavel Sonhadora.indd

Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild) conta a história de Hushpuppy, que é uma garotinha de 6 anos de idade que vive com o seu pai doente na região que eles chamam de “Banheira“, uma verdadeira miséria. Mas que ao seu modo são felizes. Um amigo fez uma citação sobre Hushpuppy que foi o que despertou meu interesse sobre o filme “ela (Hushpuppy) era tão feliz com tão pouco”, porém faço uma generalização sobre o comentário para falar sobre o filme: ELES eram tão felizes com tão pouco.

Realmente, durante uma luta entre médicos e políticos que previam uma melhora de vida para estes miseráveis, eles por sua vez lutavam para permanecer naquela imensidão precária – o que é um fato de constante acontecimento. Contudo o filme mostra a vertente de motivos sólidos para que aqueles preferissem a Banheira à sociedade urbana de costume.

Eles comiam o que colhiam, bebiam sem pudor e viviam em constante férias. Além do que todos travam-se como uma grande família. O pai de Hushpuppy em particular cobrava da menina independência, bravura, coragem e um amadurecimento prematuro que parecia absurdo, mas que provinha da possibilidade de ela vir a ficar sozinha. E através disto – em uma delicadeza inexplicável – temos um paralelo de personalidade da garota que quer apenas orgulhar o seu pai, de um lado a garota brava, forte, vencedora e dura a ponto de faltar-lhes lágrimas, de outro a frágil menina que anceia um colo nunca dado, um carinho recusado e requerido pela carência natural infantil.

beasts2

É um filme que vai fazer você se emocionar e admirar, uma mistura muito bem encaixada de realidade com fantasia; que exprimem um lado psicológico admirável. Há um contexto em que as calotas polares se descongelam liberando animais imensos que comiam bebês em nossos primórdios. [SPOILER/]E quando eles alcançam – famintos – a banheira, eles enfrentam Hushpuppy, e neste momento há uma luta de bravura através de olhares. É um marco, uma expressão inspiradora entre problemas e como você os enfrenta, é uma cena de ficção espetacular. [/SPOILER]

3

A trilha sonora é algo maravilhoso, transforma a trama tão miserável em algo meigo, delicado, poético. Realmente é o tipo de trilha instrumental que dá um norteio muito bem definido para a história, define sentimentos.

E todo este encantamento cinematográfico merecem minhas cinco xícaras muito bem servidas de avaliação (o primeiro filme a receber as xícaras completas). É um filme maravilhoso, apenas!

Xícara de avaliação CINCO

Um café e uma pipoca, por favor.
Guilherme Morais

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/guilherme.morais.564
TWITTERhttps://twitter.com/Gui_Morais_
INSTAGRAMhttp://instagram.com/guilhermemoraisg

foto padrão GUILHERME

Anúncios