RAIO-X BRITNEY SPEARS | Parte 1 | A Carreira

 

RAIOX NEY

Britney Jean Spears, popularmente conhecida como Neyde, NÃO PERA… Britney Spears nasceu em 2 de dezembro de 1981 e logo pequena participava de eventos de dança e cantava no coral da Igreja. Aos 8 anos de idade, Britney entrou para a Escola de Artes de Nova York e nessa mesma época fez sua primeira tentativa para entrar no “The Mickey Mouse Club“, mas foi considerada nova demais. A cantora permaneceu por mais 3 anos na Escola de Artes e começou a ganhar destaque em musicais off-Broadway entre outros programas de TV. Finalmente aos 11 anos a diva conseguiu seu lugar no Clube do Mickey ao lado de Christina Aguilera e seu futuro namorado Justin Timberlake. Britney permaneceu no programa de 1993 a 1994 e com o fim do programa, voltou para sua cidade natal e continuou cursar o colegial.

Em 1998 a diva foi convidada para integrar um grupo feminino, mas recusou e preferiu seguir carreira solo. No mesmo ano a loira gravou uma demo solo e assinou contrato com a Jive Records e logo em seguida seu primeiro single “...Baby One MOre Time” estourou nas rádios americanas. Britney iniciou então uma mini turnê por shoppings americanos e ainda abriu shows do grupo N’Sync e também dos Backstreet Boys.

neyde one more timeEm 12 de janeiro de 1999 “...Baby One more Time” é lançado e logo na primeira semana já foi número um na lista dos mais vendidos da Billboard 200 com 125 mil cópias. Os singles do álbum de estreia ficaram por conta da faixa-título “…Baby One More Time”, Sometimes,  (You Drive Me) Crazy, Born To Make You Happy e From The Bottom of My Heart. O álbum recebeu críticas mistas pelos críticos de música pop contemporânea, que comparam Spears à Madonna e consideraram o álbum bobo e prematuro. …Baby One more Time foi um grande sucesso comercial, sendo o mais bem sucedido da carreira de Spears, vendendo mais de 30 milhões de cópias no mundo inteiro, e é o álbum mais vendido por uma adolescente, pois Britney tinha 17 anos na época do lançamento. O disco também possui sete capas, que foram distribuídas aleatoriamente ao redor do mundo.

Oops… I Did It Again” é o segundo álbum de estúdio de Britney Spears, foi lançado em 16 de maio de 2000 e atingiu o primeiro lugar das paradas musicais após vender mais de 1,3 milhões de cópias apenas na primeira semana.  O CD foi gravado em apenas dois meses, pois os produtores acreditavam que Britney não podia se afastar da mídia. Neste álbum, a cantora lançou também os singles: “Lucky“, “Don’t Let Me Be The Last To Know” e “Stronger“. A resposta crítica inicial para ”Oops!… I Did It Again” foi geralmente favorável. De acordo com a Metacritic, que atribui uma classificação normalizada a cada 100 a opiniões de críticos mainstream, o álbum recebeu uma pontuação de 72, baseando-se em 12 opiniões. A divulgação do álbum ficou por conta da turnê ”Oops!… I Did It Again World Tour“, que visitou a América do Norte, Europa, e ainda contou uma aparência promocional no Brasil como parte do Rock in Rio 2001 em 18 de janeiro de 2001.

neyde ops i did it again

Em novembro de 2001 Britney lançou o seu terceiro álbum de inéditas, chamado simplesmente ”Britney”, que levou esse nome porque diferente dos dois primeiros, “Britney” não era algo controlado por sua gravadora, e sim algo totalmente planejado pela senhorita Spears. “Britney” alcançou 745 mil cópias vendidas na semana de lançamento, tornando-se a primeira cantora a estrear seus três álbuns de inéditas em primeiro lugar. O primeiro single do álbum, “I‘m A Slave 4 U“, chocou o mundo com um videoclipe mostrando uma Britney mais madura e provocativa. E também contou com mais quatro singles: “I’m Not A Girl, Not Yet A Woman” (lançado na trilha sonora do filme “Crossoards” o qual ela protagonizou) “Overprotected“, “Boys“, e “I Love Rock N’ Roll“. Também foi lançado “Anticipating” no Brasil e na França e “That’s Where You Take Me” nas Filipinas. A turnê “Dreaming Within A Dream” foi cancelada em 2001 devido aos ataques de 11 de setembro, mas foi retomada em 2002 e gravada em DVD, intitulado “Britney Spears Live From las Vegas“.

neyde britneyde

Em novembro de 2003, com colaboração de Moby e R. Kelly, Spears lançou o álbum ”In The Zone”, que diferenciou-se dos anteriores pelo seu caráter erotizado e por um forte amadurecimento de sua faixas, que se distanciavam de sua vida pessoal. Mais uma vez estreando no topo da Billboard com 609 mil CDs vendidos na semana de lançamento, Britney quebra o próprio recorde, por ser a única artista feminina a ter quatro álbuns consecutivos estreando em primeiro lugar. O primeiro single do disco, ”Me Against The Music“, dueto com Madonna, recebeu uma recepção fria por críticos, ainda assim, a música consegue ir para o topo da paradas em vários países do mundo. O segundo single do álbum, “Toxic“, lhe rendeu a conquista seu tão almejado Grammy de “melhor gravação dance”.

neyde na zone ou in the zone

Britney, em seguida, lança o single Everytime, uma canção de sua autoria, que também se tornou um sucesso internacional.

2005 a 2007: Álbuns de Compilação

Durante esse período, Britney lançou a coletânea “Greatest Hits: My Prerogative“, que continha três faixas bônus, duas das quais se tornaram singles, “My Prerogative” em 2004 e “Do Somethin‘” em 2005. A outra faixa bônus, “I’ve Just Begun (Having My Fun)“, não se tornou single mas teve um enorme sucesso na biblioteca de vendas do iTunes. Ainda em 2005 lançou o “B In The Mix: The Remixes“. A compilação continha alguns de seus sucessos remixados e o novo single, “Someday (I Will Understand)“, também em versão remixada. O álbum acabou fazendo mais sucesso do que o esperado e foi eleito pela BMG “o álbum sem promoção com melhor resultado dos últimos 20 anos”. A faixa bônus “And Then We Kiss” (que não foi single) fez muito sucesso em Israel, a música ficou no primeiro lugar da rádio mais popular do país e foi tocada por inúmeras semanas.

“Blackout” foi o quinto álbum de estúdio de Britney e foi lançado em 26 de outubro de 2007. Os temas do álbum abordam sexo, fama, amor e dança. Spears começou a escrever canções para o álbum em novembro de 2003, no mês de lançamento do álbum ”In the Zone, e começou a experimentar um som mais acústico. O álbum rendeu três singles, sendo o álbum de Spears que lançou menos singles de toda a sua carreira. “Gimme More“, após cerca de mais de três anos, atingiu o top 10 da Billboard Hot 100, com um pico de número três. “Piece of Me” alcançou o top 10 em mais de cinco países, e graças a canção, Spears recebeu três indicações no MTV Video Music Awards 2008, e ganhou as três, incluindo Vídeo do Ano. “Break the Ice” atingiu boas posições nas paradas de rádio e de música Dance. Após o seu lançamento, o álbum recebeu críticas em sua maioria favoráveis ​​dos críticos de música pop contemporânea, que disseram que o álbum era mais progressivo e consistente ainda, mas sugeriram que a sua qualidade deveria ter sido atribuído aos produtores, em vez das canções, e também criticaram seus vocais, por ser excessivamente processados. O álbum era para estrear, assim como a maioria dos álbuns de Spears, no topo da Billboard 200, mas estreou no número dois, devido a uma alteração na contabilização de vendas de última hora, que não contou mais os álbuns dados de graça.

neyde no escuro blackout

O sexto álbum de Britney Spears, intitulado Circus, estreou em 2 de dezembro de 2008. Após seu lançamento, ”Circus” recebeu críticas favoráveis ​​dos críticos de música pop contemporânea, que elogiou a sua produção, mas se mostraram ambivalentes em direção ao seu conteúdo lírico. Assim como a maioria dos álbuns de Spears, este também estreou no topo da Billboard 200, com vendas certificadas na primeira semana de cerca de 505 mil cópias e liderou as paradas em mais nove países, como o Brasil. O registro eventualmente ultrapassou vendas de 4.5 milhões de cópias e 15 milhões de faixas digitais, sendo 6 milhões apenas com o single “Womanizer“, tornando-se o álbum consecutivo de Spears mais vendido desde o seu quarto álbum de estúdio ”In the Zone” (2003). Circus contou com 4 singles, sendo estes WomanizerCircusIf U Seek Amy e Radar, que foi originalmente inclusa no álbum anterior, “Blackout” e entrou como faixa bônus de “Circus” onde se tornou o 4º single do álbum. Como divulgação, foi lançada a “The Circus Starring Britney Spears“, a turnê passou por todos os continentes e foi um sucesso.

neyde palhaça circus

Em setembro de 2009 foi anunciado o lançamento da nova coletânea de Britney, intitulado  ”The Singles Collection” e no dia 29 de setembro de 2009 chega nas rádios do mundo inteiro seu novo single, carro-chefe de sua nova coletânea, denominado “3” (three), na música, Spears alterna para uma batida forte e uma letra – criada por Max Martin – bem extrovertida. Em “3“, é citado no nome de um famoso grupo musical, Peter, Paul & Mary ou PP & M. A música fala sobre o trio fazendo sexo a três, mas a música não fala apenas isso! Com uma batida forte e chamativa, “3” em poucas horas vira uma febre no mundo inteiro. ”The Singles Collection” recebeu ótimas críticas, das quais notaram o grande impacto de Spears na indústria musical e seu impacto na música pop. O álbum entrou no Top 30 da Austrália, Brasil, Canadá, e México, onde recebeu alguma certificação, mas também entrou no Top 30 do Japão, Nova Zelândia, Itália, Reino Unido, e Estados Unidos.

neyde the singles collection

“Femme Fatale” é o sétimo álbum de estúdio de Britney, o álbum foi lançado em 25 de março de 2011 e conta com uma sonoridade inspirada por gêneros como o dance, o trance, o dubstep e o pop; enquanto a sua instrumentação é composta por guitarras, sintetizadores, cordas e tambores sintetizados. Liricamente, as faixas refletem-se ao amor e à dança, e no caso de canções como “He About to Lose Me“, à vida pessoal. As gravações do projeto ocorreram entre 2009 e 2011 nos Estados Unidos, com a produção de profissionais como Max Martin, Dr. Luke, Billboard, William Orbit, Fraser T. Smith, Bloodshy & Avant, will.i.am e Stargate. Femme Fatale recebeu revisões geralmente positivas por parte da mídia especializada, a qual prezou a mistura de gêneros como o dance-pop e o trance. Entretanto, seus vocais foram criticados pelos analistas, que afirmaram estar processados, bem como o fato de Spears não ter escrito quase nenhuma faixa. Estreando no topo das tabelas musicais da Austrália, do Brasil, do Canadá, dos Estados Unidos, do México e da Rússia, ao passo que qualificou-se entre os dez primeiros na Alemanha, na Áustria, na Bélgica, na Dinamarca, na Finlândia, na França e em outras quinze nações. Nos Estados Unidos, Femme Fatale converteu-se no quinto álbum de Spears a debutar na primeira colocação da Billboard 200. Os singles do álbum ficaram por conta de Hold It Against MeTill The World Ends, I Wanna Go e Criminal. A Femme Fatale Tour passou pelo Brasil e virou DVD com a gravação do show em Toronto no Canadá.

neyde femea fatal

O oitavo álbum de Britney, entitulado Britney Jean, foi lançado em 29 de novembro de 2013 pela RCA Records e foi o primeiro álbum após a saída de Britney da Jive Records.  ”Work Bitch” foi lançada como o primeiro single do disco em 16 de setembro de 2013. A faixa “Perfume” foi distribuída como o segundo foco de promoção em 4 de novembro seguinte.O álbum ainda está em fase de divulgação e Britney está em turnê fixa em Las Vegas entitulada Britney: Piece Of Me.

britney-jean-album-cover-britney-spears-35920943-960-951-1385498535

Spears tornou-se um Ícone Pop internacional, a revista Rolling Stone escreveu: “Uma das vocalistas mais polêmicas (e bem sucedidas) do século XXI,”. Antes dos 20 anos Britney já havia vendido mais de 37 milhões de álbuns no mundo todo e entrou para a lista de adolescentes com mais discos vendidos. Britney foi notoriamente uma das “adolescentes” mais antiga do mundo pop, quase meia-idade em termos de foco e determinação. Muitas garotas de 18 anos ainda nem sequer começaram a trabalhar nessa idade…- uma criança com uma carreira em tempo integral. enquanto outras meninas estavam colocando cartazes em suas paredes, Britney estava querendo ser o cartaz na parede…

neyde1

Um beijo e até a próxima dose de cafeína musical.
Cleiton Marcondes

Anúncios