RAIO X LADY GAGA | Parte 1 | A Carreira‏

RAIOX GAGA

Stefani Joanne Angelina Germanotta, popularmente conhecida como Lady GaGa nasceu em Yonkers em 28 de março de 1986. Stefani frequentou a escola particular Convento do Sagrado coração, onde aprendeu tocar piano e teve seus primeiros conhecimentos de música. Aos 19 anos, Stefani Germanotta ganha admissão antecipada em um renomado curso de arte na Universidade de Nova Iorque. Logo em seguida Stefani assinou seu primeiro contrato musical, com a Def Jam Records, de onde saiu 3 meses depois. Ainda aos 19 anos dá início à banda Stefani Germanotta Band, com um grupo de amigos da universidade. Na mesma época começou a usar drogas, enquanto fazia apresentações neo-burlescas.

1

O produtor musical Rob Fusari ajudou Stefani na composição de uma de suas primeiras canções e comparou suas habilidades vocais com as de Freddie Mercury. Foi Rob Fusari quem ajudou-a criar o apelido GaGa a partir da música “Radio Ga Ga” do Queen, mas o jornal The New York post diz que o nome surgiu de um encontro comercial portanto a história de Fusari está incorreta. Assim nasce Lady GaGa e “morre” Stefani Germanotta.

Ao longo de 2007 Lady GaGa começa a se apresentar com Lady Starlight, que foi de suma importância para a criação de sua moda extravagante no palco no início de sua carreira. Em agosto de 2007 GaGa e a parceira são convidadas para o festival Lollapalooza nos EUA, a apresentação foi aclamada e gerou muitas críticas positivas. Inicialmente o foco de Lady GaGa era música dance e eletrônica, mas ao passar do tempo foi se moldando e se encontrou na música quando passou a incorporar melodias POP e o glam rock de Bowie e Queen.

GaGa e Fusari já haviam produzido uma canção, e com o sucesso que GaGa começou a ter, Fusari viu a oportunidade que precisava para enviar a música a seu amigo produtor Vicent Hebert. O mesmo rapidamente fecha contrato com GaGa em sua gravadora a Streamline Records, um selo da Interscope Records por volta do seu estabelecimento em 2007. GaGa creditou Hebert como o homem que a descobriu: “Eu realmente acredito que nós fizemos história no POP e continuaremos fazendo.”

Gaga conseguiu contrato com a Sony/ATV por anteriormente ter feito um estágio de compositora na Famous Music Publishing. Esse contrato resultou em composições para grandes artistas como Britney Spears (onde podemos ver GaGa até fazendo Backing vocal em Quicksand, faixa bônus do CD Circus), The Pussycat Dolls, Fergie e New Kids on the Block. Akon viu as habilidades de GaGa durante sua época como compositora, enquanto ela gravava os vocais de uma de suas faixas e a contrata para sua própria gravadora. Quando GaGa ainda era contratada da Def Jam, conheceu RedOne e juntos produziram Boys Boys Boys, Gaga volta a colaboração com RedOne para seu álbum de estreia que resulta nos futuros singles Just Dance e Poker Face. Por volta de 2008 se muda para Los Angeles, onde ficaria mais próxima de sua gravadora e trabalha com mais afinco na finalização de seu álbum de estreia, The Fame.

2

The Fame foi lançado em 19 de agosto de 2008 sob o selo da Interscope Records, tem como single as músicas Just Dance, Poker Face, Lovegame e Paparazzi. As Faixas Eh Eh (Nothing Else I can Say) e Beautiful Dirty Rich foram lançadas como singles promocionais mais não obtiveram o sucesso esperado. O tema principal do álbum gira em como alguém pode sentir-se famoso sendo uma celebridade. The Fame no seu total de 13 nomeações, ganhou 11. Lady GaGa sai em uma mini turnê intitulada The Fame Ball Tour para promover o disco.

Palavra final de Gaga a respeito do disco: “Essa ideia de The Fame é executada por completo. Basicamente, se você não tem nada, sem dinheiro, sem fama, você ainda pode se sentir bonito e podre de rico. É sobre fazer escolhas, e ter referências — coisas que você puxa da sua vida e que você acredita em. Trata-se de autodescoberta e ser criativo. A gravação é um pouco focada, mas também é eclética. […] O objetivo da música é de inspirar as pessoas a sentirem-se capazes de abranger em suas próprias vidas, uma sensação de fama interior que pode ser projetada para o mundo, e a natureza despreocupada do álbum é um reflexo daquela aura. Eu gosto de fundir ideias interessantes para o resto do mundo através de uma lente pop.”

Em 18 de novembro de 2009, Lady Gaga lança seu novo EP The Fame Monster, também sob o selo da Interscope Records. Inicialmente a intenção era para ser apenas um relançamento do seu disco de estreia The Fame, mas Gaga preferiu alinhar as 8 faixas do EP em um lançamento independente, porque afirmava que os dois discos eram conceitualmente diferentes, pois The Fame Monster lida com o lado mais obscuro da fama, incluindo o amor, sexo, drogas e muito mais. Os singles ficaram por conta de Bad Romance, Telephone (uma parceria de GaGa com Beyoncé) e Alejandro. Recebeu no total seis nomeações na 53ª edição dos Grammy Awards, ganhando a de Best Pop Vocal Álbum. Lady GaGa saiu em turnê solo para divulgar seu EP, turnê esta que foi nomeada The Monster Ball Tour e ocorreu entre 27 de novembro de 2009 a 6 de maio de 2011.

lady_gaga_fame_monster

Palavra final de Gaga sobre o EP: “No meu relançamento The Fame Monster, eu escrevi sobre tudo o que não escrevi em The Fame. Enquanto viajava o mundo por dois anos, eu encontrei vários monstros, cada um representado por uma diferente canção no novo disco: meu medo dos monstros do sexo, do álcool, do amor, da morte, da solidão, etc. (…) Passei muitas noites na Europa Oriental, e este álbum é um experimento pop com som industrial e gótico, melodias do dance dos anos 1990, uma obsessão com o gênio lírico do pop melancólico dos anos 1980, e as passarelas. Eu compus enquanto assistia desfiles de moda e devo confessar que minha música foi inspirada por tudo isso.”

lady-gaga-born-this-way-deluxe-edition-album-cover

Born This Way foi o segundo álbum de estúdio da cantora, lançado em 23 de maio de 2011 sob o selo da Interscope Records. O disco é notavelmente diferente dos dois últimos lançamentos de GaGa, envolve uma vasta gama de vários elementos musicais como a ópera, o heavy metal, o dance e o POP, fortemente inspirado pela música eletrônica dos anos 80 e 90. Considerado um dos álbuns mais esperados de 2011, foi recebido com críticas positivas e elogiado pelos vocais e estilos musicais. Os singles do disco são Born This Way, Judas, The Edge of Glory, You and I e Marry the Night. Born This Way recebeu nomeações em onze cerimônias de entrega de prêmios para treze categorias. Lady GaGa saiu em sua mais nova turnê chamada The Born This Way Ball Tour, em 27 de abril de 2012, e fez seu último show em 13 de fevereiro de 2013.

Palavra final de GaGa sobre Born This Way: “Ele será o hino da nossa geração. Ele inclui a melhor música que eu já escrevi. Eu já escrevi o primeiro single do novo álbum e prometo a você que este álbum é o maior da minha carreira.”

5

Artpop é o terceiro disco de estúdio de Gaga e foi lançado dia 6 de novembro de 2013 sob o selo da Interscope Records. Até o momento tem como singles Applause, Do What You Want e G.U.Y. sendo que a faixa Do What You Want é a única entre os singles que não teve clipe divulgado, apesar de o mesmo ter sido gravado e finalizado. Gaga afirma que Artpop demonstra falta de maturidade e sensibilidade o que é realmente uma verdade.

Beijos, e até a próxima dose de cafeína musical!
Cleiton Marcondes

Anúncios