A evolução da Moda

O ato de criar uma indumentária com um propósito surgiu no tempo das cavernas com os Homo Sapiens, onde para se proteger do frio usavam pele de suas caças. Com o passar do tempo os trajes foram mudando, em cada continente uma maneira nova era criada para cobrir o corpo. Desde então as vestes passaram a ter outra função além de aquecer e cobrir, agora elas te diferenciavam e caracterizavam a sua classe social, os ricos vestiam determinadas cores, mercadores outros tons, e escravos quase sempre semi-nus.

A moda mudou de geração a geração, nela se foram marcadas historias e criadas lendas nesse mundo de infinitas formas e modelos. Mas hoje a moda ainda é capaz de inovar? O que ainda não foi criado? Hoje na moda não se cria mais nada, são dadas outras formas, ou outras cores, ou recortes que mudem um pouco do que já foi criado, ali nada se cria, tudo se transforma.

Eu acredito que a evolução da moda é dada hoje não por peças inimagináveis e pouco prováveis de serem usadas e compradas, mas sim nos detalhes. Hoje a evolução está em cada um deles, um corte diferente feito a lazer, um material que não seja capaz de poluir na sua produção, ou um tecido que não te deixe suar, são amostras do que a tecnologia hoje nos permite em conforto e sustentabilidade, o novo não é o diferente, e não está escancarado em uma peça conceitual, o novo é um detalhe, o novo não é só beleza é funcional.

foto 2 Lembrando do caso da Fast – fashion H&M que lançou uma coleção de moda sustentável. A marca fez as peças a partir de materiais ecológicos, que diminuem o impacto ambiental que uma produção de roupas faz, os recortes feitos a lazer e nada de pele animal, tudo sintético! (:

coleção-sustentável-hm-e1333589936334

Mais cafeína fashionista, por favor. Beijos beijos!
Julio Carinhato

Anúncios