Conceitual x Comercial

Bom essa semana eu estava decidido a escrever sobre o VMA 2013, e sobre os mais bem vestidos e os piores looks da noite que premia os melhores da musica anualmente, mas depois de olhar os indicados e convidados e tive outra ideia!

Olhei diversas fotos dos que a mídia fez questão de focar o rosto durante a premiação e depois dela, e quase todas eram basicamente o previsível, cantoras pops, modelos e rostinhos que vemos TODOS os dias em sites e revistas de fofoca; e o que todas tem em comum? Me parece que é o mesmo stylist, a max informações em alguns looks, maximalismo e conceitos.

 O que é uma peça conceitual? Sabe aqueles desfiles que a gente vê e logo pensa: “quem usaria isso?” E fica sem entender?! Então, isso é uma moda conceitual. Não foi criada para estar em um cabide em alguma loja de luxo (as comerciais, aquela consideradas ‘’normais’’ ), ela foi feita para passarela, criada a partir de uma ideia do estilista, essa ideia geralmente está ligada ao tema de sua coleção e as outras peças ‘normais’ estão ligadas a essa peça que parece uma fantasia.

E o que mais me chamou a atenção foi pensar que algum tempo atrás quem fazia esse tipo de chegada memorável era Lady Gaga. Embora eu não goste de pop, não tem como não notar que ela em pouco tempo tomou conta desse cenário, agora eu pergunto: teriam essas roupas conceituais, que ela usa até hoje, ajudado ela a chegar onde está? A resposta é sim, ela se tornou um símbolo do que é uma moda conceito; as pessoas aguardam ela sair na rua pra descobrir qual a nova loucura que ela vai vestir, resultado disso? MÍDIA E FAMA!

Agora voltando lá no VMA… O que vimos lá: conceitos e mais conceitos. Ou você acha mesmo que alguém sairia assim de casa em sã consciência?

001

Erin Wasson só não foi mais pelada que a Gaga que foi assim:

002

Outra que mostrou o corpinho foi Miley Cyrus, que após uma apresentação no mínimo polêmica, foi criticada por diversos sites e revistas.

003 Depois dessa premiação eu tenho quase a certeza que o CONCEITUAL É O NOVO PRETINHO BÁSICO, além de atrair o que essas pessoas mais precisam (mídia) ele vem recheado de informações, como foi o caso de Katy Perry, que literalmente vestiu Roar (seu novo single) e foi vestida de tigresa!??

004

E pra terminar, uma pessoa que eu elogiei tanto e me decepcionou, vestindo um tapete azul de penas, Rita Ora.

05

Agora vou trabalhar com minha fantasia de sereia pra ver se ganho um aumento, bjs

Mais cafeína fashionista, por favor. Beijos beijos!
Julio Carinhato
