Doce e Cruel Publicidade

A publicidade teve seu início nos tempos de troca de mercadoria (onde não haviam moedas, mas a troca de um objeto por outro, seu valor era de acordo com a funcionalidade do produto trocado) e a partir disso a necessidade de se estudar a sociedade para uma melhor comunicação persuasiva foi inevitável. Mais inevitável ainda era o fato de que um dia todo esse estudo seria ineficiente, devido à constante (principalmente nos dias atuais) troca de gerações causando a obrigação de um estudioso da área estar em constante pesquisa.

Os artifícios de costume da persuasão comunicativa foram revelados com o tempo; até pela freqüência com que se fazia presente os mesmos tipos de abordagem e demais, sendo percebida pelos receptores e como consequência não convencendo mais como antes. As pessoas querem se sentir incluídas, a exclusão é um ruído gravíssimo na comunicação, que pode gerar até distúrbios psicológicos no indivíduos violentados. Mais que isso elas querem desejar (sim, sentem desejo pelo próprio ato de sentir desejo), por esse motivo realitys fazem tanto sucesso e movimentam tantas pessoas; as pessoas desejam aquela vida que estão acompanhando, querem tomar decisões, julgar, se colocam no lugar da persona e tentam incluir aquilo em sua vida, as novelas e derivados se enquadram nesse sucesso. As pessoas acreditam naquilo, elas querem aquilo pra elas, e seu psicológico diz que se incluir elementos semelhantes à cena exposta eles viverão como. Um grande e explícito exemplo é o filme “O Show de Truman”, que em uma boa comédia relata tudo o que foi dito. Onde a vida do personagem principal era uma construção de televisão e exposta ao mundo através de uma emissora de televisão, programa este que era um grande sucesso.

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Subitamente nos dias atuais, as pessoas não tem tempo hábil de viver, de ter cenas em sua própria vida como nos filmes e novelas. Com isso elas consomem, para suprir essa necessidade. Antes era porque eram leigas e acreditavam em tudo o que lhes era imposto, hoje porque são carentes.

Apesar da carência o diferente – atualmente – está em surpreender, sacadas novas de persuasão.Para tanto lugares peculiares são usados como comunicação não convencional, como brinquedos, elevadores e elementos adicionais no meio de calçadas, por exemplo. Que além de chamar a atenção (devido ao inusitado), gera uma digestão positiva no indivíduo fazendo com que ele tenha uma conclusão de como a empresa é criativa e como ela investiu em ser diferente para os seus consumidores (como ela se preocupa e valoriza eles).

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A publicidade pode ser cruel com os menos favorecidos de estudos, mas pode suprir muitas necessidades sentimentais de alguns indivíduos ou, ainda, inspirar e trazer o conhecimento de produtos/serviços/marcas de outros. – ela não se resume a isso, mas é o que se enquadra no tema abordado!

Um case e um café, por favor. Beijos com cafeína,
Guilherme Morais

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