Check in, Overbooking, Escala, Conexão, Pax… Oi?

Check in, overbooking, escala, conexão, o que pode, o que não pode?

Vai viajar? Saiba alguns termos usados e quais são os seus direitos quanto a passageiro/cliente.

Com o andamento da copa das confederações, as férias de julho chegando e a copa do mundo aí, eu tenho certeza de que muitos de vocês irão viajar para algum evento, seja ele um passeio em família ou algum dos jogos previstos no país. E é nesse clima de férias/lazer que eu vou explicar agora alguns termos usados por empresas de transporte e hospedagem, além de deixar claro alguns deveres e direitos que todo cliente/passageiro tem ao adquirir um serviço.

Começando pelos termos usados se você prestar atenção provavelmente vai ouvir seu agente de viagens utilizar os termos pax, check in, check out, traslado (também falado translado ou transfer), overbooking e etc. Falando em agente de viagens, eu recomendo que você tenha um, afinal comprar passagens e/ou pacotes por sites pode trazer transtornos enormes para seu passeio e agente nenhum vai querer resolver.

Check-In

Começando pela pedra no sapato de qualquer agente/prestador de serviços turísticos está o pax! Está para nascer coisa mais chata no mundo do turismo e isso é em qualquer área. Pax é o termo usado para passageiro, ou seja, o cidadão que liga para seu agente altas horas da madrugada perguntando coisas que está discriminado em sua passagem ou roteiro impresso pelo agente (haha), mentira, você, pax, é o bem mais valioso que um agente tem e eu sei que apesar de muitos não terem paciência não conseguem mudar de profissão. DICA: se ouvir algum agente falando que quer mandar o PAX para PAPA QUEBEC PAPA faça ele repetir contigo gravando um vídeo, isso lhe renderá um baita processo, pois ele quer te manda para a PQP!

Check in e check out eu acho que a maioria sabe o que significa. Ao dar entrada em algum hotel ou chegar em algum aeroporto é obrigatório o check in para que o hotel ou aeronave na qual você viajará saiba quem é você  e o que exatamente comprou. O check out é feito para encerrar a conta aberta nos hotéis, no caso dos aviões o check out é feito pela tripulação de bordo.

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Traslado/translado/transfer é um serviço que nem sempre está incluso nos pacotes, mas que é de suma importância para quem vai a algum lugar que não conhece. Esses serviços transportam os clientes de um ponto para outro e geralmente contratam os transportes do aeroporto para o hotel e vice e versa, mas também podem ser contratadas outros tipos de transfers como do hotel para algum parque temático, por exemplo, do hotel para algum evento e assim por diante.

Overbooking é um dos termos mais utilizados durante as altas temporadas. Quando isso ocorre quer dizer que a companhia aérea vendeu mais passagens do que poltronas disponíveis na aeronave. Isso pode ocorrer em qualquer outra empresa que presta serviços; não sei se é verdade (é sim), mas fiquei sabendo que muitas empresas trabalham com uma margem de overbooking, pois sabem que há clientes que vão dar ‘show’ (termo usado para clientes que reservam e não aparecem) e por isso sempre disponibilizam alguns lugares a mais do que realmente tem. No caso de ocorrer contigo você terá os seguintes direitos: negociar com a empresa para que embarque no próximo voo ou que você seja realocado para outra aeronave de outra companhia sem custo algum; pode negociar algum desconto, privilégio ou possibilidade de dormir na cidade (despesas de transporte, hospedagem, alimentação até o horário do próximo voo, tudo coberto pela companhia responsável). Contudo seja qual for a forma de negociar assim que você aceita qualquer tipo de proposta perde o direito de reclamar posteriormente.

Direitos-dos-passageiros-aereos

Continuando sobre direitos, quando um voo atrasa você pode exigir: a partir de 1h de atraso a empresa deve fornecer algum meio de comunicação (telefone, internet e derivados), 2h o pax pode exigir que a empresa lhe forneça alimentação ou um voucher (código utilizado para comprar, como se fosse um vale compras; a empresa paga antecipado e você utiliza aquele limite pago pela companhia),  4h de atraso o passageiro tem o direito de exigir acomodação/hospedagem que lhe seja satisfatório, transporte até a hospedagem e de volta para o aeroporto ou ainda o reembolso do valor integral pago pela passagem incluindo as taxas.

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Caso tudo ocorra maravilhosamente bem, como é o caso da maioria dos voos aqui no Brasil (hahahahahaha só que nunca), você deve ter em mãos seu documento original com foto, em caso de viagem internacional, o passaporte e visto válidos (de acordo com cada destino). Para embarcar, a grande maioria das companhias aéreas liberam o embarque de até 2 malas de 23kg e uma bagagem de mão (além da bolsa ou mochilas com notebooks) no caso de voos domésticos (dentro do Brasil). Em voos para o exterior, o peso das 2 malas despachadas é de 32kg e 1 bagagem de mão + bolsa ou mochila com laptop e/ou pertences pessoais. Ao embarcar evite levar objetos que possam cortar ou machucar alguém e, PRINCIPALMENTE, deixem suas metralhadoras e granadas em casa, o pessoal da alfândega adora implicar por um explosivinho.

Durante o trajeto até o teu destino seu voo pode fazer escalas ou conexões, ou seja, pode apenas parar em alguma cidade para reabastecimento e/ou manutenção sem que haja seu desembarque (escala) ou você pode ter que desembarcar em algum lugar para trocar de aeronave (conexão).

Qualquer dúvida/reclamação o órgão que fiscaliza o transporte aéreo é a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

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Com alguns esclarecimentos e dicas espero melhorias em nosso sistema de transporte aéreo para que ninguém precise usar essas dicas no dia a dia!

Até a próxima parada para um coffee break! Abraços!
Rohner Santos

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